Palestrantes

Plenárias

28/08/2022 | 19:30 – 20:30 | Dr. Jean Marie François
Rethinking microbial metabolism to meet the challenges of white biotechnology to produce bio-based products from renewable carbon sources in a cost-effective manner

Jean François

Dr. Jean Marie François

Toulouse Biotechnology Institute & Toulouse White Biotechnology Center, INSA-CNRS-INRAe 31077-Toulouse, FRANCE.

Dr. Jean Marie François obteve seu PhD em Ciências Biológicas e Agronomia pela Universidade de Louvain (Bélgica). Ele é professor titular de Microbiologia Industrial e BioNanotecnologia no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas da Universidade de Toulouse, França. Sua atividade de pesquisa envolve fisiologia integrada e genômica funcional em sistemas microbianos, com foco específico em metabolismo de carbono e energia em leveduras e fungos filamentosos. Ele é membro do Toulouse Genopole. Contribuiu plenamente para a montagem científica e técnica de Plataformas ômicas (genômicas, transcriptômicas e metabolômicas). Também gerenciou um grupo de pesquisa no campo da Bio nanotecnologia. Esta atividade levou à criação de duas start-up.

29/08/2022 | 14:00 – 15:00 | Dr. John M Woodley
The future of industrial chemistry using biocatalysis

Dr. John M. Woodley

Department of Chemical and Biochemical Engineering
Technical University of Denmark

Dr. John M Woodley obteve seu B.S. em Engenharia Química pela UMIST (Manchester, Reino Unido) (1984) e seu Ph.D. em Engenharia Bioquímica pela UCL (Londres, Reino Unido) (1988). Atualmente é professor titular em Engenharia Química e Bioquímica, DTU (Kgs Lyngby, DK), e pertence ao Conselho de Consultores Científicos da FabricNano (Londres, Reino Unido), Enginzyme (Estocolmo, Suécia) e Quantumzyme (Bangalore, Índia). Tem colaboração de pesquisa com Novozymes (DK), Lundbeck (DK), Chr. Hansen (DK), Novo Nordisk (DK), BASF (DE), NNE Pharmaplan (DK). Supervisionou mais de 50 PhDs e cerca de 30 Postdocs.

29/08/2022 | 19:30 – 20:15 | Dr. Gonçalo A. G. Pereira
Bioenergia: O vetor para o futuro (se quisermos ter futuro….)

Dr. Gonçalo A. G. Pereira

Instituto de Biologia / UNICAMP

Professor Titular da UNICAMP e coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia e do Programa de Doutorado Internacional em Bioenergia. É pesquisador 1A do CNPq, Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, e de diversas comissões de alto nível na área da biotecnologia industrial, tanto no setor público como privado. Foi um dos idealizadores e fundadores da GranBio, primeira empresa de etanol 2G do hemisfério sul, e Diretor do CTBE. Formou até o momento 94 mestres e doutores, publicou 171 artigos internacionais, com cerca de 8000 citações, 1 livro, 14 capítulos de livro e requereu 36 patentes. Foi agraciado com diversos prêmios e considerado uma das 100 personalidades mais influentes da área de bioenergia em 2017 e 2021 e TopVoice do LinkedIn em 2020. 

30/08/2022 | 14:00 – 15:00 | Dr. Benoît Moreau
New surfactant molecules: a source of inspiration for the Bioeconomy of tomorrow

Dr. Benoît Moreau

Haute Ecole Provinciale de Hainaut-Condorcet, Valônia, Bélgica.

Dr. Benoît Moreau obteve seu Ph.D em Ciências Agronômicas e Engenharia Biológica na Universidade Agrícola Gembloux (Bélgica). Atualmente é coordenador da Unidade de Química Verde e Bioprodutos na Haute École Provinciale de Hainaut Condorcet (HEPH Condorcet), Bélgica. Dr. Benoît Moreau possui competências na área de: Síntese de tensoativos de base biológica (enzimas), Química Verde e química sustentável, Biocatálise e biotecnologia branca, fermentação submersa. É membro SFR-Condorcet; coordenador científico do grupo CUBA dentro da ARES (Be), atuando também no CRSNG (Canadá).

31/08/2022 | 14:00 – 15:00 | Dr. Héctor A. Ruiz
Hydrothermal Processing for Biomass Fractionation Under Biorefinery Concept and Circular Bioeconomy

Dr. Héctor A. Ruiz

Biorefinery Group, Food Research Department, Faculty of Chemistry Sciences, Autonomous University of Coahuila, Saltillo, Mexico.

O Dr. Héctor A. Ruiz obteve seu Bacharelado em Engenharia Química (Hons) pela Universidade Autônoma de Coahuila (AUC) (2004, Saltillo, Coahuila, México) e seu Ph.D. em Engenharia Química e Biológica pelo Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho, Portugal em 2011 e foi investigador pós-doutorado na Universidade do Minho (Portugal) e na Universidade de Vigo (Espanha), 2012. Dr. Ruiz trabalhou como engenheiro operacional líder na indústria química da Magnelec Industries (México). O Dr. Ruiz é professor titular da Faculdade de Ciências Químicas, fundador do Grupo de Biorrefinaria e gerente da planta piloto de biorrefinaria no Departamento de Pesquisa de Alimentos da AUC (México) desde fevereiro de 2013, e líder do estágio de pré-tratamento de biomassa no Cluster de Bioálcool no Centro Mexicano de Inovação em Bioenergia no México.

Keynotes

29/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Jaciane Lutz Ienczak
Explorando a levedura Spathaspora passalidarum para conversão de hidrolisados de biomassas em etanol e xilitol

Dra. Jaciane Lutz Ienczak

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

A Profa. Dra. Jaciane Lutz Ienczak é formada em Engenharia de Alimentos pela Universidade de Passo Fundo (2005) e possui mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A Profa. Dra. Jaciane atuou como engenheira de Bioprocessos, Assistente de Pesquisa, Pesquisadora e Pesquisadora líder nível III, no Laboratório nacional de ciência e tecnologia do bioetanol (CTBE, (atualmente Laboratório Nacional de Biorrenováveis, LNBr) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Em 2018, assumiu o cargo de Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina junto ao Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e atua principalmente nas áreas de conversão de pentoses a bioetanol e químicos de renováveis.

29/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. Igor Polikarpov
Why shall we study complex carbohydrate active enzymes?
Molecular characterization of CAZymes and their biotechnological applications

Dr. Igor Polikarpov

Instituto de Física de São Carlos (IFSC)

Igor Polikarpov é Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Energias Renováveis e Meio Ambiente (poloTERRA / USP-São Carlos). Seus principais interesses científicos estão centrados em Biologia Estrutural e Biofísica Molecular e suas aplicações em Biotecnologia. Igor Polikarpov graduou-se em Física (Belorussian State University, 1983), fez seu PhD na mesma Universidade (1989) e pós-doutorado na Latvian Academy of Science (1991), Max-Planck Gesselschaft (Hamburgo, c/o DESY, 1993) e a University of Edinburgh (1995). Ele publicou mais de 300 artigos científicos, que foram citados mais de 11.000 vezes, resultando em índice-h de 54 (Google Scholar). Igor Polikarpov coordenou projetos científicos conjuntos entre Brasil e União Europeia (FP7); Brasil e Reino Unido (FAPESP-RCUK); Brasil, Argentina e Uruguai (CBAB / CNPq), Brasil e Índia (CNPq / DBT) e está coordenando projeto colaborativo com a Bélgica (FAPESP-FNRS). Ele também desenvolveu colaborações científicas com empresas de biotecnologia e farmacêutica e esteve fortemente envolvido na construção, instalação e operação de linhas de luz de cristalografia de proteínas MX-1 e MX-2 no Laboratório Nacional de Síncrotron / LNLS, Campinas, Brasil. Ele foi professor honorário da University of Bath (2016-2019) e da University of York (2015-2020). Igor Polikarpov foi um dos proponentes do Programa de Doutorado Integrado em Bioenergia (curso de pós-graduação conjunto de três Universidades do Estado de São Paulo: USP, UNESP e UNICAMP). Igor Polikarpov é o Comendador da Ordem do Mérito Científico do Brasil e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

29/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Sarita Cândida Rabelo
Pré-tratamentos deslignificantes: funcionalidades e aplicações na produção de bioenergia e produtos renováveis

Dra. Sarita Cândida Rabelo

Universidade Estadual de São Paulo (UNESP)

Dra. Sarita Rabelo é Bacharel em Química Tecnológica pela Universidade Federal de Viçosa, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas, com um período de sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), França. Desenvolveu seu pós-doutorado em Lunds Universitet, Suécia. Foi Pesquisadora e Coordenadora da Divisão de Processos Tecnológicos do Laboratório de Biorrenováveis (LNBR), pertencente ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), Campinas/SP. Atualmente é Professora Assistente Doutora no Departamento de Bioprocessos e Biotecnologia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da UNESP/Campus de Botucatu e coordenadora do Laboratório de Bioenergia e Produtos Renováveis (LBPR), atuando na área de bioeconomia, com foco na produção de biocombustíveis e produtos renováveis de alto valor agregado.

29/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. Daniel André Ribeiro
Soluções técnicas implementadas em processos industriais para produção de vacinas e biofármacos

Daniel André Ribeiro

Dr. Daniel André Ribeiro

Bio-Manguinhos/Fiocruz

Dr. Daniel André Ribeiro é graduado em química industrial pela Universidade Federal Fluminense, possui mestrado e doutorado em engenharia química pelo Programa de Engenharia Química da COPPE/UFRJ atuando em projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento de biofármacos. Em Bio-Manguinhos/Fiocruz vem atuando desde 2013, como gerente de projeto e especialista de processos, em vários projetos de transferência de tecnologia de vacinas e biofármacos, incluindo a recente transferência de tecnologia da vacina contra COVID-19.

30/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Juliana Conceição Teodoro
O que o mundo espera da biotecnologia? Uma visão do futuro

Dra. Juliana Conceição Teodoro

CNPEM/LNBR

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2001). Desde 2002 trabalhando com fermentação asséptica e controlada, com mestrado (2004) e doutorado (2008) pela Universidade Federal de São Carlos/SP na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos. Com experiência na produção asséptica de antibióticos beta-lactâmicos, como o ácido clavulânico, produto aplicado na indústria farmacêutica, com diferentes tipos de reatores e condições de operação (tanque agitado, batelada, batelada alimentada, contínuo). Pós-doutorado na mesma instituição usando biorreatores airlift e na Unesp/Araraquara na produção de celulose bacteriana em parceria com a empresa (2009). Pesquisadora no Centro de Tecnologia Canavieira (CTC/Piracicaba) na área de produção de etanol de segunda geração conduzindo experimentos desde escala de bancada (10 litros), passando por escala piloto (1 m3) e scale up com dornas de fermentação de aproximadamente 80 m3. Experiência com microrganismos geneticamente modificados e normas de biossegurança. Desde 2018 no CNPEM/LNBR, atualmente na posição de líder de Processos Tecnológicos e Bioprocessos.

30/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Luciana Rocha Barros Gonçalves
Desafios e tendências na preparação de biocatalisadores heterogêneos para aplicação industrial

Dra. Luciana Rocha Barros Gonçalves

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará e Bolsista de Produtividade (PQ-1C) do CNPq. Possui graduação, mestrado em e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001) e Pós-Doutorado (2020) na Universidade do Colorado em Boulder, UC-Boulder, Estados Unidos, com foco em biocatálise e imobilização de enzimas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Bioquímicos, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia das reações enzimáticas, imobilização de enzimas, preparação e aplicação de biocatalisadores heterogêneos, aproveitamento de resíduos e desenvolvimento de bioprocessos. Já publicou mais de 145 artigos em periódicos, participou do depósito de 4 pedidos de patentes e atua fortemente na formação de recursos humanos, tendo orientado, até o momento, mais de 70 alunos de graduação (IC e trabalho final de curso), 35 alunos de mestrado, 26 alunos de doutorado e 15 bolsistas de pós-doutorado. O reconhecimento nacional e internacional da pesquisadora pode ser observado pelo número de citações de suas publicações (4407), seu índice h = 41 ( Scopus em 26/10/2021).

30/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Aline Machado de Castro
Enzyme-based strategies for carbon dioxide capture and utilization

Dra. Aline Machado de Castro

Petrobrás

Aline é engenheira química, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos e doutora em Engenharia Química pela UFRJ. Realizou pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa e esteve como pesquisadora visitante na Universidade Técnica da Dinamarca. Trabalha desde 2007 na Petrobras, onde atualmente é profissional de nível superior sênior e consultora no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes). Suas principais linhas de pesquisa são a conversão de biomassas para a produção de biocombustíveis e bioprodutos para o setor petroquímico, a reciclagem de plásticos e a captura de CO2 empregando processos biotecnológicos, nas quais foi agraciada com reconhecimentos como o alto elogio do Institution of Chemical Engineers do Reino Unido, o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica e o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia da Abiquim. É autora de 97 artigos científicos indexados, com um índice H de 23, e inventora em mais de 20 documentos de patente. Em seus projetos pessoais, tem atuado também na divulgação da ciência para o público infantil, aliado à causas sociais, sendo autora de 4 obras literárias registradas.

30/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. Paulo Luiz de Andrade Coutinho
BIOREFINARIAS BRASIL

Dr. Paulo Luiz de Andrade Coutinho

SENAI/CETIQT

Dr. Paulo Coutinho é Engenheiro Químico com Mestrado na COPPE/UFRJ e Doutorado pela Escola de Química/UFRJ (2004). Possui ainda Pós Graduação na área de Gestão Tecnológica e Industrial no setor Químico pela UFRJ/INT (2001). Trabalhou entre 1983 e 2008, como engenheiro de processo, pesquisador, Coordenador de área e Gerente Técnico da Petroflex Indústria e Comércio S.A. tendo participado / sido responsável no desenvolvimento de diversos processos e produtos na área de elastômeros, alguns deles com patentes no país e no exterior. Entre  setembro de 2008 e dezembro de 2015 trabalhou na BRASKEM S. A.  Atuou na gestão da rede de contatos com a Academia, Centros de Pesquisa e órgão de fomento a P&D no país. Foi responsável pelo monitoramento, identificação e avaliação de oportunidades na área de renováveis. Idealizou, desenvolveu e implantou o Roadmap BRASKEM de QUÍMICOS a partir de MATÉRIAS PRIMAS RENOVÁVEIS. Participou nas negociações e no estabelecimento das parcerias com empresas internacionais (GENOMATICA e AMYRIS/MICHELIN) para o desenvolvimento de químicos verdes. Foi também responsável pelas áreas de GESTÃO DO CONHECIMENTO e PROPRIEDADE INTELECTUAL da empresa implantando o Portal de Conhecimento da BRASKEM e estabelecendo metodologia para avaliação do portfolio de patentes da empresa. Em janeiro de 2016 deixa a BRASKEM para assumir a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos no Rio de Janeiro.

31/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. André Bezerra dos Santos
Possibilidades e desafios para o tratamento de águas residuárias e recuperação de recursos em sistemas de lodo granular aeróbio

Dr. André Bezerra dos Santos

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Associado do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), bolsista PQ-1D do CNPq, sendo Editorin-chief da revista Engenharia Sanitária e Ambiental da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), membro de corpo editorial de importantes revistas da área, coordenador do PIBIC da UFC na área de Engenharias I e Secretário Adjunto na Câmara Temática de Tratamento de Esgoto (CTTE) da ABES. É também coordenador da UFC nos projetos Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) ETEs Sustentáveis e Rede Covid Esgotos. Vem atuando fortemente na área de tratamento de esgoto, digestão anaeróbia, biotecnologia ambiental, entre outros, sendo também consultor de órgãos de fomento à pesquisa (CNPq, Capes, Finep, Funcap, Facep, Fapesp, entre outros), e de empresas públicas e privadas na área da engenharia sanitária e ambiental.

31/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. Rafael Dias Mesquita
Produção de isômeros de 2,3-butanodiol e 3-acetoina: Vias metabólicas e possibilidades

Dr. Rafael Dias Mesquita

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Dr. Rafael Dias Mesquita é técnico em Química pela ETFQ (1996), Graduado em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000), mestre em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2001) e doutor em Ciências pelo Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ (2005) com pós-doutorado em bioinformática estrutural na Universidade do Porto (Portugal – 2018). Atualmente é professor do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Genomica, Transcriptomica e Anotação e Prospecção de genes e proteínas. No campo da engenharia metabólica vem estudando maneiras de elucidar computacionalmente vias enzimáticas de produção estéreo-seletivas de moléculas de interesse industrial.

31/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dra. Ângela Maria Moraes
Biomateriais polissacarídicos e células-tronco mesenquimais: inovação em biotecnologia aplicada à medicina regenerativa e engenharia tecidual

Dra. Ângela Maria Moraes

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Ângela Maria Moraes é graduada em Engenharia Química (1988) pela Universidade Estadual de Maringá, tem mestrado (1991) e doutorado (1996) também em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral de dois anos na North Carolina State University (EUA). É atualmente professora titular do Departamento de Engenharia de Materiais e de Bioprocessos da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da UNICAMP. As principais áreas enfocadas em pesquisa por Ângela Moraes são a produção de curativos para lesões cutâneas e de veículos para liberação controlada de agentes bioativos, a expressão de proteínas recombinantes por meio de cultivo de células animais, juntamente com a engenharia de tecidos cutâneos, vasculares, ósseos e cartilaginosos. Nesses temas, já orientou 25 projetos de iniciação científica, 24 dissertações de mestrado, 15 teses de doutorado e 8 pesquisadores de pós-doutorado, tendo publicado mais de 80 artigos em periódicos, 2 livros e 16 capítulos de livros, contando ainda com 2 patentes concedidas pelo INPI e uma em análise.

31/08/2022 | 17:30 – 18:30 | Dr. Antônio Carlos de Oliveira Machado Biotecnologia na indústria de cosméticos

Dr. Antônio Carlos de Oliveira Machado

Natura

Engenheiro químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Doutorado em ciências da Engenharia Química pelo programa de Engenharia Química da COPPE localizado na mesma universidade. Possuo mais de 14 anos de experiência na área de biotecnologia atuando desde a concepção de novos projetos até o escalonamento e downstream de novas rotas biotecnológicas. Já fui pesquisador, consultor, gerente e também atuei no Instituto SENAI de inovação em Biossintéticos como coordenador da área transformação química além de ser responsável pelos projetos de fermentação na área de biologia sintética sempre visando o desenvolvimento de novos ingredientes para formulações cosméticas através de processos fermentativos em conjunto com técnicas de intensificação de processos. Atualmente trabalho na NATURA como especialista na área de biotecnologia, atuando tanto no desenvolvimento de novos  ingredientes via processos biotecnológicos quanto na articulação de parcerias nacionais/internacionais visando agregar novas tecnologias possibilitando cada vez mais diferenciação no mercado.