Webinar

O XXIII Simpósio Nacional de Bioprocessos- SINAFERM e o XVI Seminário de Hidrólise Enzimática de Biomassas – SHEB juntam-se ao XIV Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática – ENZITEC tem o prazer de convidar a todos para acompanhar os Webinários mensais como atividade pré-evento. A cada terceira sexta-feira do mês estaremos juntos visando atualização e interação na área da Biotecnologia Industrial.

Convidamos a todos para:

22/07/2022 às 11h00 | Elba Pinto da Silva Bon
Tecnologia Enzimática no Brasil: Os desafios são intransponíveis?

Dra. Elba Pinto da Silva Bon

UFRJ

Graduada em Ciências Biológicas (UERJ), com Mestrado em Bioquímica (UFRJ) e em Engenharia Bioquímica (University of Manchester Institute of Science and Technology / UMIST, Manchester -UK), Doutorado em Engenharia Bioquímica (UMIST) e Pós-Doutorado no Depto. de Biologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT, Cambridge – USA). É Professora Titular do Depto. de Bioquímica do Instituto de Química da UFRJ e chefia o Laboratório de Tecnologia Enzimática da mesma instituição e o Laboratório Bioetanol IQ-COPPE/UFRJ. Atua nas áreas de Microbiologia Aplicada, Biocatálise com ênfase na produção e uso de enzimas industriais e especiais e no processamento de biomassa por rotas biotecnológicas. Tem coordenado projetos de pesquisa envolvendo redes de laboratórios nacionais e internacionais além de projetos de colaboração bilateral com Portugal, Alemanha, Suécia e Japão. Desenvolve projetos em colaboração com o Instituto Nacional de Tecnologia – MCTIC e com a Fundação Oswaldo Cruz – MS. É coordenadora do Projeto, Escalonamento da produção de enzimas celulolíticas e acessórias e sua utilização na hidrólise da biomassa da cana e de outras biomassas pré-tratadas, Projeto BIOETANOL 2, financiado pela FINEP. Atua também na área de políticas de Ciência e Tecnologia, tendo estruturado e organizado várias edições do evento ENZITEC. Adicionalmente, participou das atividades do Fórum de Biotecnologia do Governo Federal, contratado pelo CGEE na área de Enzimas Industriais e Especiais.

10/06/2022 às 11h00 | Denise Maria Guimarães Freire
O papel da Biotecnologia na utilização e aumento do valor agregado de resíduos e co produtos agroindustriais

Dra. Denise Maria Guimarães Freire

UFRJ

A pesquisadora é Pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Titular do Instituto de Química/ Depto. de Bioquímica e coordenadora do Laboratório de Biotecnologia Microbiana (LaBiM).  É atualmente docente permanente nos cursos de pós-graduação em Bioquímica e Ciências de Alimentos do Instituto de Química/UFRJ, pesquisadora 1A do CNPq e possui bolsa Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (CNE 2020).  A pesquisadora atua na área de bioprocessos, há cerca de 34 anos, nos seguintes temas: Produção e utilização de lipases vegetais e microbianas, Produção e utilização de proteases microbianas, Aproveitamento de resíduos e coprodutos industriais, Tratamento biológico enzimático de efluentes e Produção e utilização de biosurfactantes.  . Além disso, coordena um projeto de obtenção em escala piloto (200 L) de biosurfactantes e bipoprodutos. A unidade piloto, de natureza multipropósito, é acoplada a processos com membranas e atualmente está dedicada a produção de biosurfactantes e obtenção deste produto em distintas formulações para aplicação ambiental e cos-mética. A pesquisadora é ainda membro do corpo editorial das Revistas Enzyme Research, Bio-Med Research International (‎Hindawi Publishing Corporation) e Bioresearch and Biotechnology Inovation (Elsevier) e Frontiers in Catalysis de circulação internacional.

20/05/2022 às 11h00 | Bruno César Prosdocimi Nunes
Ações do MCTI para o Desenvolvimento de uma Bioeconomia Circular e Sustentável para o Brasil

Bruno César Prosdocimi Nunes

Coordenador-Geral de Bioeconomia / Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

18/03/2022 às 11h00 | Profa. Dra. Maria Isabel Rodrigues
Planejamento de experimentos e otimização de processos

Profa. Dra. Maria Isabel Rodrigues

FEA/UNICAMP e PROTIMIZA

Dra. Maria Isabel possui mestrado e doutorado em Engenharia de alimentos pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA- UNICAMP) realizou parte do mestrado em Toulouse – França e realizou parte do doutorado em Reading – Inglaterra. Dra. Maria Isabel é docente da FEA desde 1989 e vem se dedicando ao estudo, ensino e aplicação da ferramenta estatística Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos, também conhecida como DOE (Design of Experiments). Publicou o livro “Planejamento de Experimentos e Otimização de Processos” (2005), juntamente com o Prof. Dr. Antonio Francisco Lemma, titular em estatística da ESALQ. Lançou o software Protimiza Experimental Design para tratamento dos dados e o livro na versão em inglês pela CRC Press Francis & Taylor (2014).  No ano de 2009 aposentou-se para constituir a empresa PROTIMIZA e se dedicar exclusivamente ao treinamento in company e consultoria na utilização desta ferramenta em desenvolvimento de produtos e processos em diversas empresas, universidades e instituições, como: NATURA, UNILEVER, CRISTÁLIA FARMOQUÍMICA, LIBBS Farmacêutica,  FIOCRUZ, CARGILL, AJINOMOTO, DuPont, EMS Farmacêutica, Natulab Farmacêutica, Inovatt-União Química, Gelco (Colômbia), Procaps (Colômbia), FastAgro, Gênica, Nitroquímica, CTC – Centro de tecnologia Canavieira, PEPSICO, PETROBRÁS Replan, PETROBRÁS Cenpes, BRF, RAÍZEN,  CTA – Instituto de Aeronáutica e Espaço, EMBRAPA Agroenergia – Brasília, DANISCO, DOW,  BOSCH, BRASKEM, BUNGE, DIXIE-TOGA/BEMIS, Merck, IBMP, Senai, SUZANO, KRAFT FOODS,  SADIA, DIAGEO, KIENAST & KRATSCHMER LTDA, NOVARTIS BIOCIENCIAS, OUROFINO AGRONEGÓCIOS, AÇUCAREIRA QUATÁ S.A, EMBRAP Biovalens, A-RJ, Sales de Jujuy,  UFRJ, UFSCAR, UFSC, UFMG, UFBA, UFS, UEFS, UNAD-Colômbia, UNJU- Argentina,  UTFPR, UFPA, IFMA, UFRN.

18/02/2022 às 11h00 | Hugo Moreira Soares
Aplicações e desafios da Biotecnologia Ambiental na área de Bioprocessos

Hugo Moreira Soares

UFSC

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Engenharia Ambiental – Universityof Massachusetts, EUA (1995) e Pós-doutorado na Universidade de Aachen, Alemanha (2009). Trabalhou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e no Centro de Desenvolvimento Biotecnológico de Joinville (CDB). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de alimentos da UFSC e pesquisador CNPq nível 1. Já ocupou vários cargos administrativos na UFSC tais como: Chefia de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação e Pró-Reitor de Pós-Graduação. FoiPresidente da Sociedade Latino Americana de Biotecnologia Ambiental e Algal (SOLABIAA), Coordenador de um Programa de Recursos Humanos da Agência Nacional de Petróleo (PRH/ANP 11). Atua na área de Tratamento Biológico de Resíduos há 40 anos, principalmente nos seguintes temas: Digestão anaeróbia de efluentes industriais; Remoção biológica de nutrientes (C, N e S); Recuperação avançada de petróleo por métodos microbianos (MEOR);Biocélulas combustíveis; e Biodegradação de poluentes emergentes.

17/12/2021 às 11h00 | Jorge Alberto Vieira Costa
Microalgas e os ODS das Nações Unidas

Jorge Alberto Vieira Costa

JORGE ALBERTO VIEIRA COSTA concluiu o doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas em 1996. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), orientador no programa de pós-graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Federal do Paraná. É bolsista produtividade em pesquisa 1-B. Publicou mais de 270 artigos em periódicos especializados e mais de 750 trabalhos em anais de eventos. Possui 25 capítulos de livros publicados e 26 produtos tecnológicos, dos quais 24 registrados e patenteados. Possui 133 artigos na Web of Science (3.495 citações e fator H = 29), 201 artigos na Scopus (3.936 citações e fator H = 29) e 11.775 citações e fator H=52 no Google Acadêmico.

19/11/2021 às 11h00 | Mara G. Freire
Downstream of biopharmaceuticals using ionic-liquid-based strategies

Mara G. Freire

CICECO-Aveiro Institute of Materials, Chemistry Department, University of Aveiro, Portugal

Mara G. Freire é Investigadora no CICECO, no Departamento de Química, da Universidade de Aveiro, sendo Coordenadora do Grupo de Materiais Biomédicos e Biomiméticos, Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade de Aveiro, membro do Seminário de Jovens Cientistas da Academia das Ciências de Lisboa, e cofundadora da spin-off RYAPURTECH. Além de outros projetos e prêmios, foram-lhe atribuídas duas bolsas do European Research Council (ERC). Publicou mais de +250 artigos científicos, com um fator h de 67 e +14000 citações. Os seus principais interesses de investigação compreendem o desenvolvimento de plataformas de separação sustentáveis para compostos de valor agregado com aplicações terapêuticas.

22/10/2021 às 11h00 | Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos
Vigilância epidemiologia genômica no Estado do Rio e no Brasil

Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Pesquisadora do Laboratório de Bioinformática e da Unidade de Genômica Computacional no Laboratório Nacional de Computação Científica/MCTI, professora credenciada no Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Cientista do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é primeira vice-presidente da Associação INTERCIENCIA, Federação das Associações para o Progresso da Ciência nas Américas. Tem experiência na área de Genômica, Bioinformática e de Biologia Computacional, sendo a coordenadora da Rede Fluminense de ômicas na COVID-19. 

17/09/2021 às 11h00 | Igor Polikarpov
Structural and enzymatic studies of CAZymes: Why and what for?

Igor Polikarpov

Instituto de Física de São Carlos (IFSC)

Igor Polikarpov é Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro de Energias Renováveis e Meio Ambiente (poloTERRA / USP-São Carlos). Seus principais interesses científicos estão centrados em Biologia Estrutural e Biofísica Molecular e suas aplicações em Biotecnologia. Igor Polikarpov graduou-se em Física (Belorussian State University, 1983), fez seu PhD na mesma Universidade (1989) e pós-doutorado na Latvian Academy of Science (1991), Max-Planck Gesselschaft (Hamburgo, c/o DESY, 1993) e a University of Edinburgh (1995). Ele publicou mais de 300 artigos científicos, que foram citados mais de 11.000 vezes, resultando em índice-h de 54 (Google Scholar). Igor Polikarpov coordenou projetos científicos conjuntos entre Brasil e União Europeia (FP7); Brasil e Reino Unido (FAPESP-RCUK); Brasil, Argentina e Uruguai (CBAB / CNPq), Brasil e Índia (CNPq / DBT) e está coordenando projeto colaborativo com a Bélgica (FAPESP-FNRS). Ele também desenvolveu colaborações científicas com empresas de biotecnologia e farmacêutica e esteve fortemente envolvido na construção, instalação e operação de linhas de luz de cristalografia de proteínas MX-1 e MX-2 no Laboratório Nacional de Síncrotron / LNLS, Campinas, Brasil. Ele foi professor honorário da University of Bath (2016-2019) e da University of York (2015-2020). Igor Polikarpov foi um dos proponentes do Programa de Doutorado Integrado em Bioenergia (curso de pós-graduação conjunto de três Universidades do Estado de São Paulo: USP, UNESP e UNICAMP). Igor Polikarpov é o Comendador da Ordem do Mérito Científico do Brasil e membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.